Equipamentos de auxílio aos Idosos

Equipamentos de auxílio aos Idosos 

Os equipamentos de auxílio aos idosos são ferramentas que podem ser utilizadas com a finalidade de promover autonomia ao indivíduo e suporte para o familiar/cuidador nos momentos de:

  • Banhos
  • Banhos em leito
  • Transferências de cama para cadeira
  • Passeios

Atualmente, com o avanço da tecnologia, os equipamentos vieram se modernizando tendo, então uma capacidade de promoção de segurança ainda mais efetiva e flexível às necessidades individuais. Abaixo estão alguns exemplos:

EQUIPAMENTOS EM GERAL

1 Anti-Escara

Equipamentos anti-escara produzidas para reduzir ou eliminar a pressão das zonas mais suscetíveis. À formação de escaras (lesões por pressão), assim como para o alívio das já existentes.

2 Camas articuladas 

Camas articuladas, excelentes aliadas na segurança do idoso e facilitam no cuidado, no entanto, é possível alterar altura e inclinação sem depender apenas de força física.  

3 Andador

 Os andadores, aparelhos utilizados em virtude de dar suporte ao idoso, auxiliando no equilíbrio, distribuição do peso e marcha.

4 Bengala

Igualmente as bengalas tem como função dar equilíbrio para os idosos, normalmente mais utilizadas em quadros de baixa complexidade.

5 Cadeira de banho

  Cadeiras de banho, auxiliam eventualmente no momento de higienização e banho.

6 Barras de apoio

Barras de apoio, são instaladas por diversos cômodos da casa, com o intuito de ajuda o idoso na locomoção e movimentação. 

7 Tapetes e pisos antiderrapantes

 Pisos/Tapetes antiderrapantes, tem a função de prevenção a quedas e fraturas 

Redação: Gabriela Vitória – Gerontóloga da Yano Cuidadores de Idosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.