Muitos familiares relatam dificuldades sobre como convencer o idoso a usar os Sistemas de Emergência Pessoal. Alguns insistem não precisar e criam diversas objeções, outros não entendem exatamente como pode ajudá-los e os familiares temem que, mesmo após a compra, o equipamento não seja utilizado.
A verdade é que a maioria das pessoas têm dificuldade em receber ordens e quando se trata de alguém que sempre teve autoridade e ditou as regras, é ainda mais complicado.
Por isso, separamos algumas dicas para que você, familiar, possa ajudar no processo de aceitação do Sistema de Emergência Pessoal, que será um grande aliado no cuidado de quem você ama!
É natural que, com o avanço da idade, alguns idosos não consigam desempenhar algumas tarefas como faziam algumas décadas antes. É inevitável também que, acostumados com sua autonomia, resistam ao impedimento de executar algumas atividades.
Muitos idosos sequer reconhecem suas dificuldades e, portanto, tendem a rejeitar sua condição de coadjuvante em determinadas situações.
Quando os familiares identificam sinais de que o idoso possa estar exposto a algum risco, buscam alternativas para que ele não fique desassistido em caso de necessidade, como os Sistemas de Emergência Pessoal – console com botão de emergência, conectado a uma Central 24h que pode ser acionada em situações de emergência.
Embora seja um equipamento que promove a manutenção da independência, algumas pessoas na terceira idade podem sentir que estão sendo controlados pelos familiares por meio da tecnologia, o que é um grande equívoco. Seguindo as dicas abaixo, você saberá como convencer o idoso a usar os Sistemas de Emergência Pessoal.
Confira alguns argumentos sobre como convencer o idoso a usar os Sistemas de Emergência!
#1 Telefone com telefonista 24h
Um dos clientes da Tecnosenior relatou que sentiu dificuldade para fazer com que a mãe aderisse à tecnologia de emergência pessoal.
O argumento utilizado, então, é que ela teria à sua disposição um telefone com uma telefonista 24h, acionada com um único botão a partir de qualquer lugar da casa, para atender ou realizar chamadas.
A Central de Monitoramento (telefonista 24h) possui acesso a todos os principais contatos da família e, sempre que há necessidade, pode localizar o filho e solicitar que ele entre em contato com a mãe.
#2 Preocupação da família da idosa
O uso de gatilhos emocionais pode ajudar a convencer o idoso a usar os Sistemas de Emergência Pessoal.
Mostre ao idoso que ele é muito importante para a família e que todos gostam de tê-lo por perto. Diga também que se ocorrer algum acidente ou se ele ficar doente, vocês gostariam de estar cientes.
Para que se sinta seguro, além de ouvir a alegação, ele precisa perceber que a família se preocupa verdadeiramente com ele.
#3 Segurança Pública
Com tanta insegurança, um dos argumentos utilizados para convencimento é o de ação rápida em caso de assalto, sequestro e até violência doméstica.
Há Sistemas de Emergência Pessoal para uso dentro e fora de casa, que são eficazes no pedido de socorro de qualquer natureza.
Essa reflexão costuma ser bem positiva pois algumas pessoas costumam sentir mais medo da violência urbana do que de uma possível queda ou mal estar.
#4 Visita demonstrativa
Outra maneira muito eficaz de mostrar ao idoso a utilidade dos Sistemas de Emergência Pessoal é solicitando uma visita demonstrativa.
Durante a apresentação, o representante exibe o funcionamento real do sistema, o que transmite segurança para o usuário. É possível perceber a rapidez do atendimento da Central 24h e a simplicidade do funcionamento do equipamento.
Com tantas opções, fica mais fácil apresentar as vantagens do serviço e convencer o idoso a usar os Sistemas de Emergência Pessoal.
Agora que você já sabe como convencer o idoso a usar os Sistemas de Emergência Pessoal, quer encontrar a solução mais adequada para o idoso e sua família?
fonte: www.tecnosenior.com
Recomendações:
A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as). Em caso de um problema de saúde ou queda o aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana. No qual a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno o plano de ação acionará.