O que é Gerontologia?

casal de idosos

A Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento de forma multi e interdisciplinar em suas dimensões: biológica, psicológica e social, somando com a gestão. Seu propósito está em compreender as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos, sendo socioculturais e históricos, bem como processo normal e patológico.

Profissional Gerontólogo

A Associação Brasileira de Gerontologia define o profissional com conhecimento teórico dentre os aspectos biopsicossociais envoltos do processo de envelhecimento.

Assim, esse profissional está capacitado para compreender, criar, planejar, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, seus cuidadores familiares e ações de promoção do envelhecimento saudável.

Assim, a Yano Cuidadores conta com a atuação deste profissional para priorizar a qualidade dos seus serviços. Atuará junto aos cuidadores de idosos, em sua capacitação, treinamento, orientação e supervisão, buscando a otimização e melhoria no âmbito do cuidado, além de integrar e inteirar o idoso e a família.

Confira as contribuições dessa profissão:

  • Visão biopsicossocial do idoso;
  • Intervenções Gerontólogicas com plano de ação específico às necessidades do idoso;
  • Inteirar a família sobre a rotina de cuidados do assistido por meio de relatório gerontológico e eventuais reuniões;
  • Visão diferenciada, integralista e humanizada.

Diferencial do Gerontológo na Supervisão

O acompanhamento gerontológico promove a prevenção de riscos que cada paciente apresenta em seu contexto, como, por exemplo, a prevenção de quedas para assistidos com histórico de quedas; exercícios cognitivos para pessoas que apresentem sinais de esquecimentos; identificação dos fatores de risco e a melhor estratégia para manter o bem-estar do idoso(a).

A supervisão proporciona espaço para os assistidos(as), assim, como para a família, com o intuito de ouvir a necessidade da família em cada situação e integrar o cuidado humanizado e personalizado.