Açúcar e doenças

Já não é segredo que o estilo de vida que levamos pode promover saúde ou mesmo prejudicá-la. Um exemplo disso é a ingestão de açúcar. Diversas pesquisas mostram a relação entre elevada ingestão de açúcar e o desenvolvimento de doenças como Alzheimer e depressão. Assim, açúcar em grandes quantidades no organismo produz uma ação inflamatória que desregula os níveis hormonais, o que pode acarretar no aparecimento de algumas doenças como diabetes e depressão (causado pelo vício em tal substância) . Um exemplo disso é a ação viciante que pode comparar com o uso de alguns tipos de drogas.

Abaixo listamos alguns quadros oriundos do consumo excessivo do açúcar processado!

Diabetes

É uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratada. Entretanto a principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.

Existem quatro tipos principais de diabetes: 

  • Diabetes tipo 1, em que o paciente nasce com a doença, considerada autoimune. 
  • Diabetes tipo 2, desenvolvida com o decorrer da vida, causada por alimentação rica em açúcares e carboidratos.
  • Diabetes gestacional, que acontece apenas no período de gestação, devido a ações hormonais.
  • Pré-diabetes, estágio de atenção ao paciente em que é detectado aumento do açúcar no organismo, porém não o suficiente para diagnóstico de Diabetes.

Diabetes e Alzheimer 

 O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que infelizmente acomete cerca de 50-70% dos idosos. Entretanto, pesquisas que investigam as causas e o desenvolvimento da doença mostraram que pacientes diabéticos têm risco aumentado em 57% para o desenvolvimento de Alzheimer do que pacientes não diabéticos. Isso ocorre pela alta quantidade glicêmica (níveis de açúcar no sangue), inesperadamente a resistência à insulina e concentração de substâncias que desencadeiam alterações vasculares, e estas atingem o cérebro e propulsionam o desenvolvimento do Alzheimer.

Diabetes e Depressão

O consumo abundante de alimentos e bebidas com adição de açúcar pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais associados à mudança de humor, assim como a depressão. Uma explicação da relação desse hábito com a doença é que o açúcar em nosso organismo reduz os níveis de substâncias cerebrais, sobretudo responsáveis pelo desenvolvimento de novas células e tecidos, influenciando também na regulação de hormônios responsáveis pelo estresse e satisfação.

A alimentação, como já abordado em outros artigos do nosso blog, é um fator muito relevante para a manutenção da saúde por toda a vida. Portanto, procure auxílio da equipe de saúde para cuidar e prevenir doenças relacionadas ao consumo excessivo de açúcar. 

Redação: Gabriela Vitória – Gerontóloga da Yano Cuidadores de Idosos