Outubro Rosa na Terceira Idade

No Brasil, a população de acima de 70 anos, atualmente, chega aos 4 milhões de mulheres com previsão de crescimento para os próximos anos. O  câncer de mama em mulheres idosas são semelhantes quando comparadas às mais jovens. O diagnóstico precoce, por meio de tratamento médico da mamografia, proporciona tratamentos menos agressivos. Portanto é sempre recomendável fazer os exames periódicos todos os anos. O risco de pessoas com mais de 65 anos desenvolverem doenças cancerígenas é Dez vezes maior do que pessoas com idade inferior. O câncer de mama pode ser encontrado através do exames checkup. Hoje em dia com os novos aparelhos avançados, é possível detectar o problema antes que ele se desenvolva.


O câncer é uma doença ligada aos hábitos rotineiros e quanto mais idosa a pessoa for, maior será as chances. Os exames preventivos são de grande importância na prevenção de qualquer problema no corpo. Exames médicos e laboratoriais periódicos ajudam a identificar os problemas, evitando problemas maiores. Notícias em jornais indicam um aumento importante na terceira idade, a partir dos 80 anos.

Diante dessa situação, a abordagem do câncer de mama nas mulheres acima de 70 anos deve dar mais atenção. Principalmente para idosas com algum problema de saúde crônico. Felizmente, a procura por meios de manter alimentação e atividades físicas para os idosos cada vez mais saudável tem contribuído para prevenção de doenças. Evitar e eliminar o tabagismo, excesso de carboidratos e bebidas alcoólicas para estar imune aos problemas da terceira idade.

O tratamento do câncer de mama

O tratamento do câncer de mama da idosa deve ter uma atenção maior, tratamentos particulares. Embora alguns pacientes com câncer de mama inicial, com tumores menores, bem diferenciados e axila clinicamente negativa possa se beneficiar apenas do tratamento conservador e desde que apresentem margens cirúrgicas livres. Portanto, o tratamento oncológico da idosa com câncer de mama deve ter uma ação prioritária, considerando sua idade debilitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.