Sabemos perfeitamente que existem 24 horas em cada dia, mas às vezes esse tempo parece insuficiente, precisa otimizar para produzirmos o que realmente desejamos. Como desperdiçamos nosso tempo? Fazendo coisas que não têm relação com nossas metas e objetivos de vida. Geralmente temos várias atividades que exigem de nós tempo e energia, como o nosso emprego, hobbies, família etc. Mas sem muito trabalho e esforço consciente, pode ser um grande desafio otimizar o tempo na nossa agenda. E muitas vezes, nem tudo é concluído, não importa o quanto tentemos.
Certamente, você gostaria de poder aproveitar ao máximo o tempo que você tem. Mas como podemos otimizar o tempo, se não soubermos as mudanças que precisam ser feitas?
Para ajudá-lo, apresentaremos cinco dicas para otimizar o tempo e fazer você aproveitar melhor o seu dia.
#1 Coma primeiro o sapo
Em seu livro “Trabalhe 4 horas por semana”, Tim Ferris escreveu: “Estar ocupado é mais frequentemente usado como um pretexto para evitar as poucas ações criticamente importantes, mas desconfortáveis.”
Ou seja, faremos tudo que precisar para evitar fazer as coisas que mais tememos/desgostamos. Mas, na maioria das vezes, são justamente as tarefas que menos gostamos que importam mais. Então, em vez de se preocupar com essa tarefa durante todo o dia, é melhor “comer o sapo” primeiro e “se livrar” das atividades mais desgastantes e complicadas logo.
Se você come o sapo primeiro – faz sua pior tarefa antes de qualquer outra coisa – então o restante de seus afazeres parecerá fácil em comparação com elas. Você será capaz de se concentrar melhor nelas porque você não estará pensando nessa tarefa temida.
#2 Utilize um gerenciador de tarefas ou calendário
Não existe melhor forma para utilizar esse método, você precisa utiliza-lo da maneira que mais se adapte à sua personalidade. Há pessoas que vão preferir uma agenda de papel, outras pessoas vão preferir um calendário eletrônico, por exemplo. Cada um de nós tem sua individualidade, então a ideia aqui não é interferir nela para dizer como você tem que listar suas tarefas. Mas, sim, ressaltar que você deve adicionar todos os seus eventos/atividades de uma forma que tudo seja fácil de acessar a qualquer momento. Procure um método que mais funciona para você e se atenha a ele.
#3 Utilize a técnica dos 5 minutos
Talvez você já esteja farto de ouvir sobre essa regra, mas há uma razão pela qual ela é tão popular: ela funciona!
A técnica tem o objetivo de auxiliá-lo a fazer as coisas mais rápida e facilmente. Caso você não conheça, essa regra trata-se do seguinte: se houver alguma coisa para fazer que leve cinco minutos ou menos para ser concluído, então você deve completar essa tarefa de uma vez.
Como elas são rápidas, é mais fácil simplesmente você completar essas tarefas, do que gastar o seu tempo escrevendo-as em uma lista de tarefas, por exemplo. Ou seja: cumpra todas aquelas pequenas tarefas em pouco tempo – o que também ajuda a criar a sensação de que você está fazendo progresso no seu dia a dia.
#4 Seja realista sobre o que pode efetuar
Um dos fatores que por vezes geram o sentimento de que não temos tempo suficiente é devido ao fato de uma visão irreal que nos mostrou o quanto deveríamos ser capazes de fazer. Entretanto, seria incrível se pudéssemos fazer tudo. No entanto, às vezes algumas atividades levam mais tempo do que o esperado ou simplesmente nos cansamos ao concluir uma tarefa. Mas parte de fazer tudo é ser realista e fazer essa divisão sobre o que é razoável e o que é simplesmente impossível de fazer.
#5 Faça pausas
Ninguém é uma máquina de produtividade 24 horas por dia, sete dias por semana. É importante você fazer pausas durante o dia para dar descanso ao seu cérebro. Portanto dessa forma você iconseguirá otimizar o tempo de maneira extraordinária, pois quando você voltar à tarefa, estará relaxado e pronto para fazer mais.
Recomendações:
A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as), em caso de um problema de saúde ou queda o aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana, no qual a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno o plano de ação será acionado.