O que a Sarcopenia pode prejudicar o idoso?

É previsto com o envelhecimento uma perda progressiva de músculos e força. Portanto, esta perda pode trazer diversas consequências graves à saúde dos idosos, comprometendo a qualidade de vida do idoso. A Sarcopenia pode ser um dos problemas que podem ocorrer.

O que é Sarcopenia?

É o quadro clínico, em que o paciente apresenta acentuada perda de músculos. O que não está associado a perda de peso, mas a porcentagem muscular e de gordura. Fazendo então que o idoso, tenha uma maior fragilidade comprometendo sua qualidade de vida. 

Para se ter ideia, cerca de 15%  dos idosos entre 60 e 70 anos,  apresentam a doença e idosos de 80+ o índice sobe para 50 %.

Causas

   Sedentarismo

   Maus hábitos alimentares

   Doenças crônicas ( Diabetes, enfisema pulmonar, cânceres)

   Medicamentos

Como já dito o próprio envelhecimento proporciona uma perda muscular, apesar de muitos idosos apresentam os hábitos acima descritos ao longo da vida, agravando o quadro.

Impacto da Sarcopenia entre idosos                                                                           

   Baixa autonomia

   Diminui equilíbrio e locomoção

   Maiores chances de quedas

   Aumento das chances de hospitalização e morta

Ações preventivas 

  • Mudança de hábitos Alimentares (se necessário suplementos)

  • Prática regular de exercícios (com foco em exercícios de força)

  Para diagnóstico e tratamento da Sarcopenia é essencial que seja acompanhada por profissionais da saúde, como principalmente Médicos, Gerontólogos, Nutricionistas, Profissionais da Fisioterapia.

Percebendo uma maior dificuldade de equilíbrio, perda de força considerável, assim é recomendável procurar a equipe de saúde que o acompanha, o diagnóstico precoce faz toda diferença. Contudo, pensar em estratégias individualizadas é a diferença do nosso cuidado!!

Redação: Gabriela Vitória – Gerontóloga da Yano Cuidadores de Idosos

Cuidadores de Idosos

A dedicação personalizada e humanizada para quem precisa de atenção constante é uma das responsabilidades dos cuidadores de idosos da Yano. Sobretudo as tarefas diárias, como a higiene, alimentação e locomoção. Até as atividades da rotina, como preparo de refeições, controle da medicação e tarefas domésticas básicas, mas o cuidador pode auxiliar e administrar o ambiente para o idoso estar confortável e seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora