Idoso com Hipertensão, o que devem fazer?

hipertensão em idosos 60% dos idosos têm pressão alta, é uma doença com grande risco no coração. Essa porcentagem tem aumentado ao longo dos anos, a hipertensão na terceira idade é tão normal que médicos e já consideram fazer parte da idade, ter pressão alta. Mas como identificar os sintomas da doença?

Quais são os sintomas da hipertensão em idosos?

Os sintomas nem sempre são aparentes. Na maioria das vezes o diagnóstico é feito durante exames anuais. O aumento de pressão na cabeça e nuca são sintomas que só aparecem em casos de dores musculares, quando a pessoa está em alguma situação de tensão ou ansiedade.

A hipertensão deve ser tratada ou então os idosos podem ter complicações como derrame cerebral ou infarto. Estatísticas mostram que de 60% dos idosos que têm infarto e 70% dos que têm derrame são portadores de hipertensão arterial.

É possível o idoso controlar a hipertensão?

Além dos medicamentos é possível criar hábitos saudáveis para manter o controle. Emagrecimento, a prática de atividades físicas, diminuir o sal e de bebidas alcoólicas fatores que ajudam a reduzir a pressão arterial. Mas sempre com acompanhamento médico para qualquer decisão.

Idoso precisa tomar remédio todos os dias?

O tratamento pode ser feito com medicamentos de uso diário. Então, de uma forma em geral os medicamentos para a pressão precisam acompanhar o paciente durante toda a vida. Porém, cada pessoa tem o nível de hipertensão um medicamento pode não servir para outra pessoa. Alguns medicamentos causam efeitos que podem prejudicar outras funções do organismo, então o tratamento é específico para cada paciente.

Devido a essa necessidade de medicação constante, é muito comum que até mesmo pacientes que obtêm bons resultados abandonarem o tratamento. Por isso é importante que seja feito o controle contínuo dos níveis de pressão com acompanhamento médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.