A velhice é um processo natural, que faz parte do ciclo da vida e é inevitável. Porém, não é raro que as muitas mudanças – seja na rotina, no corpo ou na mentalidade – típicas dessa fase costumem causar transtorno para o idoso e seus familiares. Aceitar que existem limitações que não podem ser ignoradas (pois, caso contrário, podem surgir riscos para a saúde) é o primeiro passo para quem deseja saber como lidar com a velhice e passar por esse processo com qualidade de vida.
Então, pensando nisso, listamos algumas dicas para encarar o envelhecimento com mais tranquilidade. Confira!
Dicas de como lidar com o velhinho
1 – Adotar hábitos saudáveis
Essa dica vale em qualquer fase da vida. Como falamos, envelhecer é inevitável, mas envelhecer com saúde é uma opção a ser considerada o quanto antes. Nunca é tarde para começar a ter uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos. Mas, claro, sempre lembrando de priorizar a saúde, tanto física, quanto mental e emocional. O reflexo dessa atitude será uma velhice com mais disposição, saúde e qualidade de vida!
2 – Investir em tratamentos preventivos
O tratamento das doenças que surgem com o envelhecimento é muito mais eficaz quando o diagnóstico é precocemente. Felizmente, hoje a medicina possui avanços que permitem uma vida normal após a cura dessas doenças, ou mesmo tratamentos que amenizam sintomas no caso daquelas enfermidades sem cura. Por isso, realizar exames com frequência é fundamental para quem deseja saber como lidar com a velhice da melhor forma.
3 – Manter-se ativo, quando velho
Sair de casa, socializar, caminhar pela vizinhança, fazer cursos, enfim, mudar a rotina de vez em quando. É muito importante manter a mente livre e o corpo em movimento. Acomodar-se é uma tendência que não deve ser adotada, pois é aí que ocorrem as consequências negativas: obesidade, problemas cognitivos, apatia, entre outros. Esse ciclo vicioso vai deixando a pessoa depressiva, com a saúde debilitada e, então, surgem doenças que poderiam ser evitadas com uma vida ativa.
Viu como é fácil? Essas são dicas simples e que até podem parecer óbvias, mas que fazem muita diferença quando adotadas e somadas à uma atitude positiva em relação à vida. Os avanços tecnológicos da medicina trouxeram muitas possibilidades que consequentemente proporcionam longevidade, mas de nada adianta viver muitos anos e não poder aproveitá-los. Invista sempre em qualidade de vida e não esqueça que viver é uma busca constante pela felicidade!
Quer receber mais dicas imperdíveis como essa toda semana, no seu e-mail? É só se cadastrar na nossa newsletter, no box que está no topo dessa página!
Recomendações:
A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as), em caso de um problema de saúde ou queda. O aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana, no qual a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno entrará o plano de ação.