Muito difundido nos Estados Unidos e na Europa, o serviço de assistência virtual para idoso tem se popularizado no Brasil. Portanto com o crescimento acelerado da população idosa, além do desejo desse público em permanecer morando sozinho. Seguindo a tendência mundial “Aging in Place”, ou envelhecer em casa.
A proposta do serviço é oferecer segurança e tranquilidade aos usuários e seus familiares. Pois ficam preocupados pelo risco de o idoso sofrer algum acidente ou mal súbito, decorrentes da idade avançada.
Ainda assim, muitas pessoas desconhecem as funcionalidades e benefícios dos sistemas, e têm dúvidas se vale a pena contratar o serviço de teleassistência.
Esse é o seu caso? Então continue lendo e descubra tudo sobre essa tecnologia!
O que é o serviço de assistência virtual?
O serviço de assistência virtual é um sistema de atendimento remoto para situações de emergência. Com ele, o idoso pode chamar ajuda de forma fácil e rápida. Sem precisar se deslocar até o telefone ou fazer discagens. O que é muito conveniente se o acidente ocorrer em outra peça da casa ou em casos graves.
No Brasil, a assistência virtual oferecida pelo consumidor por meio dos Sistemas de Emergência Pessoal, como o serviço do Vidafone Fixo. Conta com um equipamento instalado na casa do usuário, que acompanha um botão de emergência à prova d’água – este fica com o idoso durante todo o tempo, em formato de pulseira ou pingente.
Para aumentar a rede de cuidados, também é possível adicionar acessórios de assistência virtual, como Sensor de Queda e o Dispensador Eletrônico de Medicamentos.
Como ele funciona?
Quando o usuário pressiona o botão de emergência (seja no console ou no pingente), é imediatamente atendido por uma central de monitoramento 24 horas, que identifica a ocorrência e executa o plano de ação definido no momento da contratação.
Em situações menos graves, geralmente são contatados os familiares mais próximos, que podem atendê-lo; em situações de maior gravidade, pode ser contatado o serviço de ambulância do plano de saúde, SAMU, entre outras medidas.
Em todos os casos, para tranquilizar o idoso, o atendente da central permanece em contato até que ele receba o atendimento.
Mesmo que o idoso esteja em outro cômodo, longe da base fixa, conseguirá se comunicar com o atendente pelo viva-voz de longo alcance. Caso o atendente não consiga fazer contato verbal com o idoso, seguirá a orientação para executar o plano de ação do mesmo modo, considerando que ele esteja desacordado ou em estado grave.
Principais indicações dos serviços de assistência virtual
A maioria dos clientes dos serviços de assistência virtual são idosos que moram ou passam grande parte do dia sozinhos e, embora sejam ativos e autônomos, possuem histórico de acidente doméstico ou queda.
Conheça algumas outras indicações para uso dos Sistemas de Emergência Pessoal:
- Pessoas com limitação moderada de mobilidade;
- Pessoas que consomem medicamentos de uso contínuo;
- Pessoas com diabetes, osteoporose e doenças cardiovasculares;
- Pessoas com Alzheimer;
- Pessoas pós-operadas;
- Gestantes em repouso;
- Crianças e adolescentes que passam parte do dia sozinhos.
Benefícios do serviço de assistência virtual
Para o idoso, a principal vantagem de usar essa tecnologia é a manutenção da sua autonomia. A facilidade e eficiência dos Sistemas de Emergência Pessoal possibilitam que ele continue morando sozinho. Além disso, evita que ele dependa exclusivamente de cuidadores profissionais ou tenha de mudar-se para um residencial geriátrico.
Outro benefício é o fato de que o idoso fica mais seguro sabendo que, em caso de emergência, prontamente atendido vai funcionar – o que, por sua vez, reduz as consequências dos acidentes e o risco de morte.
Para os familiares, a sensação de tranquilidade e segurança para com a saúde dos seus entes queridos é o maior benefício. Com um canal direto de comunicação, eles se mantém mais próximos do idoso.
Outro fator bastante relevante é o preço acessível: em vez de comprar o equipamento, você o aluga e tem acesso ao serviço completo por quanto tempo desejar. Um possível empecilho inicial pode ser o fato de esta ser uma tecnologia recente, o que, às vezes, faz com que alguns idosos tenham receio de usar a assistência virtual. Mas vale a pena insistir, pelo ganho em tranquilidade e qualidade de vida!
Fonte: www.tecnosenior.com
Recomendações:
A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as). Em caso de um problema de saúde ou queda o aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana. O qual a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno o plano de ação acionará.