Atividades para pessoas com Alzheimer

Que a doença de Alzheimer não tem cura, todos já sabem. Existem maneiras de retardar a evolução da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente. Embora ela limite ações, existem outras atividades para pessoas com Alzheimer que podem –  aliás, devem! – ser estimuladas e refletirão positivamente no cotidiano.

Pensando nisso, abaixo listamos algumas sugestões de atividades para quem tem Alzheimer que podem ser incluídas no dia-a-dia. Confira!

Ler livros, histórias ou matérias de revista

É muito importante estimular as habilidades cognitivas relacionadas à leitura. É uma atividade recomendada em todos os estágios da doença, pois passa pelo reconhecimento de letras, sílabas e palavras, depois pelo processamento de frases e parágrafos até chegar na compreensão do texto.

Dessa forma, a linguagem e a memória são estimulados, principalmente quando a leitura remete a algum fato ou situação que o paciente já viveu. Outro benefício da leitura, principalmente de jornais diários ou revistas atuais, é situar a pessoa no tempo e espaço, ajudando na orientação.

Ouvir e cantar música

Um dos principais benefícios da música como terapia é que ela pode ser relaxante e servir para acalmar o idoso nos momentos de agitação. Por isso, dentre as atividades para pessoas com Alzheimer, esta pode ser uma grande aliada para estimular a mudança de humor, por exemplo.

A memória musical também pode ser estimulada, já que, dependendo da música escolhida, ela pode desencadear lembranças e histórias significativas. Para maximizar esse benefício, é importante questionar a pessoa com a doença quando surgir o assunto; pergunte detalhes estimulando a memória.

Além disso, cantar é algo que até mesmo aquelas pessoas em estados avançados de demência podem fazer. A música pode ser uma importante ferramenta para trazer os pacientes de volta à realidade, aliviar eventuais sensações de triteza e abandono e também proporcionar um momento de relaxamento e de reforço dos laços amorosos familiares.

Ver fotografias e vídeos antigos

Fotos e vídeos são muito importantes para estimular a memória do paciente. Ao reconhecer faces, lugares e situações, memórias podem vir à tona; discutir lembranças é uma estratégia muito utilizada em terapias. Uma dica importante é espalhar fotografias pelo ambiente que o paciente costuma circular.

Atividades físicas

Caminhadas pelo bairro fazem muito bem para a saúde física e mental, além de estimular memórias sobre lugares e pessoas. Ao acompanhar o seu familiar, aponte situações no caminho e faça comentários com ele. Demonstre interesse no que ele falar e mantenha um diálogo normalmente.

Exercícios Cognitivos

Habilidades de memória, atenção e raciocínio devem ser muito estimuladas nos pacientes com Alzheimer. Atividades cognitivas devem fazer parte da rotina dessas pessoas. Aliás, manter uma rotina é importantíssimo nesses casos, pois ajuda na orientação. Se possível, incluir atividades que eram comuns para o paciente antes da manifestação da doença. Pequenas atividades em casa também podem ser muito importantes, como recolher a roupa, varrer a casa, estender a cama.

Não esqueça que para realização de qualquer uma dessas atividades para pessoas com Alzheimer é necessário o máximo de segurança possível. Nada de situações que possam representar riscos!

Recomendações:

A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as), em caso de um problema de saúde ou queda o aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana, no qual a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno o plano de ação será acionado.

RASTREADOR PESSOAL