A colostomia ou a ileostomia são derivações intestinais onde se exterioriza o cólon ou o íleo (intestino fino) na parede abdominal, formando um novo trajeto e local para a saída das fezes (que é chamado de estoma). Esse procedimento pode ser realizado de forma definitiva ou de forma provisória, dependendo do tipo de tratamento e da severidade do tumor. Após a colostomia ou ileostomia, o paciente utiliza uma bolsa especial para que suas fezes sejam coletadas.

A pessoa com a bolsa de colostomia necessita de cuidados específicos na sua alimentação:

  • Evitar o consumo de fritura e alimentos com muito sal.
  • Mastigar bem e coma devagar.
  • Refeições pequenas de três em três horas.
  • Faça um prato com grandes variações possíveis de verduras, legumes e cereais.
  • A hidratação constante com água, sucos naturais ou água de coco.
  • Evitar alimentos industrializados.

O Insituto Nacional do Câncer disponibiliza uma cartilha de Cuidados com a Sua Estomia: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/cuidados_com_a_sua_estomia.pdf

Nela há o passo a passo e pontos importantes para a rotina dos cuidados. A pessoa que tem a necessidade de usar a colostomia pode seguir a vida normal, tendo alterações apenas nos cuidados. O profissional cuidador está apto a auxiliar todos os cuidados de higiene e de controle na alimentação com restrições.

Solicite a ajuda de um Cuidador Profissional

O profissional Cuidador pode auxiliar a pessoa ou até mesmo realizar a própria troca da bolsa de colostomia.

Todo procedimento realizado com luvas e em ambiente limpo anteriormente para o controle de possíveis infecções ou inflamações.

Quero saber mais

Tenho Interesse