5 coisas para fazer com seus pais

A solidão é uma das principais queixas entre os pais idosos. Mesmo os que moram e convivem com os familiares sentem-se sozinhos em meio à rotina agitada do lar e das pessoas com quem interagem. Devido à fragilidade da idade avançada, eles já não acompanham o ritmo dos mais jovens, não dominam grande parte dos assuntos modernos e também não querem “incomodar” – daí pode vir a dificuldade dos familiares em encontrar o que fazer com idosos para fortalecer os laços afetivos.

Por isso, é muito importante que os filhos e netos dediquem uma parte do seu tempo para realizar atividades que coloquem o idoso no centro das atenções por alguns momentos. Para ajudá-lo nessa missão, citamos abaixo cinco coisas que você pode fazer para tornar a rotina dos seus pais idosos mais agradável!

O que fazer com idosos: 5 atividades para fazer com os pais idosos

1 – Conversar

Isso mesmo. Parece bobo, mas na correria do dia-a-dia passa despercebido o fato de que os diálogos familiares são cada vez mais raros. A tecnologia proporciona a possibilidade de interagir instantaneamente com quem está longe, mas, consequentemente, pode afastar quem está perto. Que tal reservar um tempo do seu dia para se dedicar exclusivamente a ouvir o que seus pais têm a dizer? Estimule-os perguntando sobre como foi o dia, o que eles têm lido ou visto na televisão, a opinião deles sobre algo que está acontecendo; enfim, interaja e dê atenção a eles.

2 – Pedir para ouvir histórias e ver fotos do passado

Idosos adoram relembrar os acontecimentos que viveram quando eram jovens. Demonstre interesse nas histórias e faça perguntas sobre seus amigos, parentes, antigos namorados… Você vai se surpreender com a quantidade de eventos bacanas que seus pais viveram e você nunca imaginou. Aproveite a oportunidade para saber mais sobre a sua própria vida e o passado da sua família.

3 – Passear pela vizinhança

Talvez você não tenha o costume de circular com calma pelas ruas do seu bairro, mas, muito provavelmente, os seus pais tinham. Lembre-se que as redes sociais antigamente eram as ruas e a vizinhança. Convide-os para uma caminhada pelos arredores de casa ou em praças e parques da sua cidade. Interagir com a natureza, com outras pessoas e animais com certeza vai tornar o dia deles mais feliz.

4 – Viajar

Seja para conhecer um lugar novo ou voltar a algum local já conhecido, tenha a certeza de que viajar revigora e repõe as energias de qualquer pessoa – inclusive dos seus pais. Por isso, essa é uma ótima dica de o que fazer com idosos. Além disso, as lembranças e recordações do passeio vão preencher a alma e o coração dos seus pais por um bom tempo. Escolha um destino com opções de atividades de lazer para todos os gostos e planeje uma viagem em família!

Confira algumas dicas de destinos para viajar com idosos.

5 – Praticar atividades e jogos

Que tal uma partida de damas, xadrez, banco imobiliário ou um carteado? Além de proporcionar um momento de descontração e divertimento em família, esse tipo de atividade ainda estimula o cérebro e a memória do idoso. Proponha um desafio ou faça alguma aposta. Dê preferência para atividades que envolvam o raciocínio e a tomada de decisão, desafiando a mente a cumprir ações que vão testá-la e treiná-la para ser cada vez mais ativa. Isso ainda ajudará a prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

Essas são algumas dicas muito simples e fáceis de colocar em prática que podem fazer uma grande diferença na autoestima dos seus pais. Agora você já sabe o que fazer com idosos para aproveitarem o tempo junto e terem uma relação ainda mais cheia de carinho, amor e cuidado!

Fonte: www.tecnosenior.com

Recomendações:

A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as), em caso de um problema de saúde ou queda o aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana, no qual a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno o plano de ação será acionado.

RASTREADOR PESSOAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora