Mais vida para idosos: medidas essenciais

Junto com a velhice vão surgindo limitações, principalmente físicas, que antes não faziam parte da rotina. Em muitos casos é necessário adaptar espaços para que o familiar idoso possa viver tranquilamente em casa. Fora dela, a preocupação com a segurança para idosos é a mesma, porém há menos recursos que permitam adaptações às necessidades – ou seja, o ambiente externo apresenta perigos imprevistos para os idosos.

Pensando nisso e com o objetivo de lhe ajudar a cuidar de quem você ama, separamos algumas dicas para garantir a segurança os seus familiares idosos em qualquer lugar!

Cuidados essenciais para proporcionar segurança para idosos

Banheiro

É aconselhável que o vidro do box seja temperado ou laminado. Dessa forma, no caso dele quebrar, não irá espalhar pedaços de vidro que possam machucar o idoso. Os vasos sanitários devem ser elevados e com barras de apoio na parede próxima a eles.

Piso

O ideal é substituir os pisos da casa por antiderrapantes para evitar quedas causadas por escorregões, por exemplo. Se não puder adaptar toda a casa, priorize locais que podem ficar molhados, como no banheiro, na cozinha e na área de serviço.

Quarto

No quarto, recomenda-se que os interruptores de luz fiquem o mais próximo possível da cama. Também é importante ter um telefone de fácil acesso e água disponível para que o idoso não precise transitar pela casa durante a noite, por exemplo. 

Escadas

Se a casa possui escadas ou rampas, o corrimão é um item indispensável. Nas escadas é essencial que haja adesivos ou piso antiderrapante. Além disso, também é interessante instalar barras e apoiosem outros locais da residência que os idosos costumem circular.

A tecnologia como aliada na segurança para idosos

Ainda é possível contar com equipamentos que garantem a autonomia e a segurança para idosos em casa e também fora dela. Hoje em dia existem no mercado diversas opções de dispositivos que tem a função de acompanhar os movimentos deles e que permitem que os idosos acionem o socorro no caso de emergência de forma rápida e fácil.

Rastrador Pessoal, por exemplo, é um Sistema de Emergência Pessoal que, por meio de uma linha telefônica fixa, pode acionar o socorro através de uma chamada para uma Central de Atendimento disponível 24 horas. Pode ser acionado através de um botão de emergência, onde o usuário utiliza como um pingente ou pulseira. Então a partir do próprio console. Além disso, o Rastreador é compatível com diversos acessórios adaptáveis a cada necessidade,  como sensor de quedas, sensor de fumaça, dispensador automático de medicamentos, sensor de presença entre outros.

Clique aqui e solicite o Vidafone Fixo

Já se a sua preocupação é com seu familiar idoso que costuma sair de casa, a solução ideal é o rastreador pessoal. Essa modalidade tem um minirastreador pessoal que funciona como um GPS para idosos. Funciona através de linha móvel de telefone (chip GSM) e acionado através de um botão SOS. Ao ligar para a Central de Atendimento 24 Horas. Além disso, também é possível apertar o botão de chamada, que liga para um número previamente cadastrado quando o usuário necessitar. O aparelho tem sensor de queda, botão de emergência, permite configurar cercas geográficas, é resistente a água e possui bateria com duração média de até 20 horas.

Fonte de informações: www.tecnosenior.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora