Dicas para relaxar: 6 truques infalíveis para ficar mais calmo

O dia-a-dia agitado, com muitos compromissos e pouco tempo para as pessoas cuidarem de si, tem sido apontado por muitos como o principal culpado pelo que vem sendo apontado como o “mal do século”: o estresse. Por isso, é necessário tomar cuidado com a proporção que ele toma na rotina e na vida. O cotidiano atarefado não pode ser desculpa para descuidar com a saúde e com o seu bem-estar. Pensando nisso, listamos seis simples dicas para relaxar e que farão você ficar mais calmo. Confira a lista e coloque esses truques em prática hoje mesmo!

Mande o estresse embora com essas dicas para relaxar

#1 Faça atividades físicas

A primeira dica é também a mais clássica possível – mas isso não é à toa. Liberar endorfina é uma das formas mais eficazes para eliminar o cansaço mental e o “peso” que sentimos ao final de um dia exaustivo. Pode ser uma simples caminhada ou corrida e até uma dança. Além de ser uma ótima maneira de relaxar a mente, também ajuda a melhorar o condicionamento físico e aumenta a qualidade do sono. Por isso, reserve um tempo do seu dia para se exercitar e note a diferença no seu humor e até mesmo na relação com as outras pessoas.

#2 Respire fundo

Pare por alguns minutos, feche os olhos e tente esquecer tudo o que está acontecendo à sua volta. Foque apenas no seu corpo e concentre-se na sua respiração. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca. Repita esse processo quantas vezes for necessário até se sentir mais calmo. Essa técnica criará uma onda de relaxamento, controlando o seu ritmo cardíaco e eliminando gradativamente o estresse. Você pode fazer isso várias vezes ao dia, sempre que achar necessário dar uma pausa na correria. Dentre as dicas para relaxar, essa é uma das mais fáceis de se colocar em prática e também uma das mais eficientes, apesar de parecer simples.

#3 Esqueça o celular por um tempo

Além do smartphone, tablets, computadores e a televisão também estão vetados – ao menos por um tempinho. Todos esses aparelhos estimulam a mente, e são vilões quando o assunto é tentar relaxar. O ideal é desligar todos os dispositivos eletrônicos algumas horas antes de dormir e ir diminuindo o ritmo aos poucos. Concentre-se mais no que acontece ao seu redor, leia um livro, brinque com os filhos, tome um banho demorado. Esse tipo de tecnologia é potencialmente um grande causador de estresse nos dias de hoje, então é melhor usar o celular com parcimônia.

#4 Faça um chá

Não só pela sensação gostosa de uma bebida quente e doce ou amarga (aí vai depender do seu gosto!) depois de um longo dia de trabalho, mas também pelas propriedades que alguns têm a oferecer. Essências como camomila, maracujá e erva-doce são algumas das opções que proporcionam a sensação de calma e bem-estar. Não é à toa que essa é uma das dicas para relaxar mais conhecidas na sabedoria popular.

#5 Escreva sobre o que você sente

Para muitas pessoas, depositar na ponta do lápis (ou no bloco de notas do celular) suas angústias e questionamentos é uma ótima forma de colocar para fora o que se está sentindo. Escrever é uma maneira de refletir, identificar e externar aquilo que causa o estresse. Você também pode escrever poesias, algum registro pessoal ou apenas pensamentos aleatórios. Assim você pode descobrir na escrita uma maneira muito útil de acalmar a mente.

#6 Lembre-se de que rir é o melhor remédio

Por último, mas não menos importante: ria muito! Às vezes a melhor forma de relaxar diante de uma rotina estressante é rindo. Pode ser assistindo a algum filme engraçadoreunindo os amigos para lembrar de histórias do passado, algum momento em família… vale tudo! Reservar um tempo para se divertir pode ser tudo o que você precisava para ter energia e disposição para mais um dia!

Viu só como reduzir o ritmo, parar um pouco com a correria pode ser fácil, eficiente e, principalmente, possível mesmo em um cotidiano atarefado? Agora você só precisa colocar essas dicas para relaxar em prática!

Fonte de informações: www.tecnosenior.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora