Cuidar dos pais idosos mesmo sem estar em casa

Cuidar dos pais idosos significa uma grande responsabilidade. Muitos falam que é como “tornar-se pais de seus pais”, e é mais ou menos dessa forma que as coisas passam a acontecer. Depois que os filhos ficam independentes, saem de casa, constituem família e têm suas próprias responsabilidades, os pais se veem sozinhos e sem maiores preocupações. É hora de aproveitar a vida! Porém, com o passar dos anos, começam a surgir dificuldades típicas da idade que se tornam uma questão bastante delicada para os familiares.

É inevitável: idosos sozinhos em casa são sinônimo de preocupação para a família.  Muitas coisas podem acontecer, como por exemplo, acidentes domésticos que, dependendo do caso, necessitam de atendimento imediato. Para evitar esse tipo de situação, existem basicamente três soluções que devem ser levadas em consideração na hora de cuidar dos pais idosos: levar o idoso para morar em casa com a família, optar por uma instituição de longa permancência ou deixá-lo morando sozinho.

Dicas de como cuidar dos pais idosos

Quando o idoso vai morar com a família do filho

A primeira situação é a mais confortável quando ele não se incomoda e entra em acordo com essa decisão. Adaptar-se à rotina da família pode ser um obstáculo ou, então, não causar transtornos (tudo depende de como é a dinâmica da família); e mesmo que passe alguns momentos sem companhia – já que provavelmente os moradores mais jovens tenham outras ocupações –, há a certeza de não estar sozinho no final do dia. Talvez leve algum tempo até todos se adaptarem com o novo cotidiano que inclui cuidar e dar atenção ao recém chegado morador, mas esse costuma ser o maior empecilho – quando todos, inclusive os pais idosos, concordam com essa mudança, claro.

Quando a instituição de longa permanência é a opção escolhida

Para muitos, essa é uma boa opção, pois se trata de um lugar especializado nesse tipo de cuidadoaonde o idoso irá, além de receber toda atenção e estrutura necessárias, interagir com os outros moradores, podendo ter assim mais qualidade de vida. Mesmo assim, a família deve visitá-lo com frequência, para que ele não se sinta abandonado afetivamente por seus entes queridos. Também é preciso estar atento ao ambiente e aos profissionais, observando constantemente se o cuidar dos pais idosos está sendo bem feito, sem maus tratos nem negligências.

Quando o idoso deseja continuar morando sozinho

Muitos idosos insistem em não sair de suas casas sob nenhuma hipótese. Quando isso acontece, é preciso considerar respeitar a vontade deles, afinal, o seu conforto e bem-estar devem ser a prioridade. Deixá-los sozinhos, como mencionado anteriormente, pode gerar muitos perigos, especialmente no que diz respeito à falta de amparo em caso de emergência. Quando nenhum filho ou outro familiar consegue morar junto com eles, uma solução adotada por muitos é contratar cuidadores ou acompanhantes. Geralmente estes são profissionais treinados para essa função que ficam disponíveis para o que o idoso precisar. Porém, alguns também não se sentem à vontade com uma pessoa “estranha” em casa e, além disso, pode haver períodos em que o familiar na terceira idade fica sozinho (por exemplo, à noite).

Diante disso, muitas famílias têm optado pela Teleassistência –  tecnologia que possibilita solicitar ajuda de forma remota e imediata em situações de emergência. Basta acionar um botão SOS que, dependendo do serviço contratado, uma Central de Atendimento ou um familiar é imediatamente acionado.

A garantia de autonomia e segurança é o principal fator que tem atraído cada vez mais usuários para esse tipo de serviço. O idoso pode ter uma rotina normal, sem se sentir vigiado, e sabendo que, se precisar, conseguirá pedir socorro.  Além disso, é uma opção economicamente viável se comparada com as outras alternativas, como contratar cuidadores ou enviar o idoso para uma instituição de longa permanência. Existem diversas opções de produtos que você pode escolher de acordo com a sua necessidade.

Fonte de informações: www.tecnosenior.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora