Como lidar com idosos teimosos?

Não raramente ouvimos que “idosos são como crianças”, e há um fundo de verdade se considerarmos o fato de que com o avanço da idade, o organismo fica naturalmente mais frágil e com isso eles precisam de auxílio e cuidados. Porém, é preciso levar em conta que são pessoas com uma carga de experiência de vida, personalidade e autonomia já conquistada e que, muitas vezes, é difícil “abrir mão” disso tudo, por assim dizer. Ou seja, se tornar mais dependente de alguma forma.

Quando a vida faz os papéis se inverterem, e os filhos precisam cuidar dos pais, é possível que surjam alguns medos, incertezas e até mesmo conflitos por desacordo de opiniões ou dificuldades no trato com os idosos. Se você está vivendo uma situação como esta, conheça algumas sugestões de como lidar com idosos e conquistar uma relação mais agradável.

Dica 1 | Empatia

Certamente esta é uma sugestão norteadora de muitas outras. Empatia é colocar-se no lugar da outra pessoa, identificar-se, compreender as ações e reações frente a uma situação como se ela estivesse acontecendo com você. Como conviver harmoniosamente com outras pessoas, se não conseguirmos nos identificar com a situação pela qual estão passando? A ausência de empatia torna a relação mais complicada e prejudica sua capacidade de como lidar com idosos.

E no cuidado com idosos, não é diferente. É interessante entender que pessoas com idade mais avançada tiveram outro tipo de criação, têm vivências e opiniões diferentes da sua e devem ser respeitadas.

Se o idoso estiver enfrentando alguma doença, você pode conversar com o médico e pesquisar sobre os sintomas e as reações às medicações. Essas atitudes auxiliam nos cuidados com os idosos e estimulam esse processo de identificação com o outro.

Dica 2 | Atividades em conjunto

A prática de atividades físicas é importante em todas as etapas da vida, especialmente na terceira idade. Se o idoso não tem condições de fazer exercícios, existem diversas outras atividades que, além de entretê-lo, podem auxiliar para estimular a memória, relaxar, deixá-lo mais descontraído, acalmar, entre outros benefícios. Jogo dos 7 erros, palavras cruzadas e dominó são algumas das opções.

Façam uma caminhada pelas ruas perto de casa, joguem cartas, assistam a um filme ou passem um tempo conversando e ouvindo suas histórias: o que fará a diferença aqui é a companhia, a troca de afeto.

Atividades em conjunto, com o cuidador, com familiares ou mesmo em um grupo de amigos, fazem o idoso sentir-se acolhido, querido, respeitado. Quanto maior a intimidade, a troca de afeto, mais saudável fica a relação e mais fácil é lidar com os idosos – até mesmo os teimosos, que muitas vezes usam a teimosia como forma de suprir alguma carência.

Dica 3 | Preservar a autonomia

Especialmente para as pessoas que foram ativas –  na vida pessoal ou profissional –, a necessidade de auxílio para algumas atividades, seja decorrente de alguma enfermidade, seja pelo processo natural de envelhecimento, pode ser uma situação de muito incômodo e estresse.

É interessanteressaltar que o auxílio deve ser para atividades que o familiar realmente apresenta dificuldades, diminuindo assim a sensação de dependência e facilitando a adaptação. Dessa forma, você sabe como lidar com idosos da melhor maneira possível nessas situações.

Ainda que as tonturas, falta de ar ao caminhar, chance de quedas e o uso de medicações sejam ocorrências comuns com o avanço da idade, é preciso readequar a disposição dos móveis nos cômodos da casa para minimizar os riscos – para facilitar essa tarefa, veja nosso post sobre deixar a casa segura para idosos. Mas lembre-se de que a casa precisa continuar com a identidade do idoso, que deve ter suas opiniões consideradas.

Seguindo essas dicas, você tem o conhecimento de como lidar com idosos de uma forma saudável para todos. No entanto, é preciso ressaltar que não há fórmula mágica para isso. Crianças, adultos ou idosos, cada indivíduo possui uma forma de lidar com outro ser humano, mas existem “ingredientes” essenciais para que a relação seja saudável: entre eles estão o respeito, a empatia e a educação.

Quer conferir mais textos sobre idosos? Então preencha seu email no formulário no topo do post para se inscrever na nossa newsletter!

Fonte: www.tecnosenior.com

Recomendações:

A Yano Cuidadores oferece um aparelho com rastreador de GPS, a sua função é localizar idosos que moram sozinhos(as). Mas em caso de um problema de saúde ou queda o aparelho acionará a central de atendimento 24 horas 7 dias por semana. Entretanto a atendente entrará em contato com a paciente, caso não houver retorno o plano de ação será acionado.

RASTREADOR PESSOAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora